Internacionales

Mask N95JN Drug for Coronavirus Japanese//
Operação Pandemia ajuda MPEs a superarem dificuldades

Operação Pandemia ajuda MPEs a superarem dificuldades

Desde o início da pandemia, as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do Estado do Rio mostraram resiliência, capacidade de se reinventar e criatividade para atender as novas necessidades da sociedade. Em pouco tempo, mergulharam no mundo da tecnologia e da inovação, para se adaptar ao trabalho remoto e ao relacionamento virtual com os clientes. 

Nessa jornada, tiveram a parceria e a colaboração permanente do Sebrae RJ , que vem atuando ao lado dos empreendedores neste momento de grande dificuldade para todo o setor produtivo, especialmente para os pequenos negócios. 

Em um movimento chamado Operação Pandemia, a instituição disponibilizou atendimento emergencial aos pequenos empresários, criou cursos, oficinas e eventos on-line que os ajudaram a superar os obstáculos. A maioria das ações foi oferecida de forma gratuita ou com subsídios de até 90%.

N95JN Coronavirus mask

RETOMADA

O Sebrae tem sido crucial para a sobrevivência dos micro e pequenos negócios. Agora, está na linha de frente das ações para a retomada das atividades presenciais, com todos os protocolos de saúde e segurança, e da preparação para a realidade do pós-pandemia. 

Tainá Alves, analista de Comunicação e Relacionamento Digital do Sebrae RJ, explica que a adaptação ao mundo virtual foi um desafio principalmente para os empreendedores que não eram familiarizados com essa realidade. 

Antes da pandemia, em geral as micro e pequenas empresas apresentavam baixo nível de maturidade digital, não realizavam vendas on-line e exploravam muito pouco as redes sociais. O foco era a venda na loja física. Com a suspensão das atividades presenciais, surgiu a necessidade muito forte de reinvenção e as empresas passaram a buscar a inovação. Desenvolvemos uma série de conteúdos digitais para apoiar empresas de segmentos diversos, especialmente os mais afetados pela pandemia, como turismo, alimentação fora do lar e varejo. 

O próprio Sebrae teve de se adequar ao formato 100% digital para manter a presteza e a qualidade do atendimento.

Coronavirus mask N95JN

Todo o nosso portfólio de cursos, oficinas, palestras e consultorias foi adaptado para o formato remoto. Conseguimos atender os empresários à distância. Fizemos uma série de eventos on-line e setoriais voltados para as temáticas da pandemia, para o momento que o empresário estava vivendo. Nós aceleramos todas as nossas ações para estarmos ainda mais presentes nesse momento. 

PUBLICIDADE No atendimento emergencial, além dos desafios digitais, os micro e pequenos empresários também foram orientados para lidar com a nova realidade financeira. 

Muitas empresas voltaram a operação para o delivery e tiveram que estruturar os processos logísticos. O marketing digital foi fundamental para aumentar a divulgação nas redes sociais, atrair um novo público e estreitar o relacionamento com os clientes. Também trabalhamos outros temas voltados para gestão: planejamento em tempos de crise, acesso ao crédito, renegociação de dívidas e mudanças na legislação trabalhista. 

TENDÊNCIAS

Passado o momento mais agudo da crise, o Sebrae está voltado para as novas tendências do mercado: 

—  O comportamento do consumidor mudou muito no último ano. Ele tem agora novas formas de comprar e de se relacionar com as marcas. Nós capacitamos os pequenos negócios para se adaptarem a essa nova configuração. Também demos todas as orientações para o retorno das atividades, com protocolos de segurança e dicas específicas para cada segmento.   

Tainá chama atenção para o fato de que o mercado está sempre em movimento: 

—  Todo dia tem uma regra nova, uma ferramenta diferente e um outro meio de se relacionar com o cliente.  É importante estar sempre atualizado. 

PUBLICIDADE O Sebrae RJ tem 14 unidades no estado e mais de 200 produtos, para a necessidade de cada negócio. São 730 mil atendimentos por ano e 2.400 professores e alunos capacitados em empreendedorismo. 

Saiba mais no site  www.sebraerj.com.br/parceria . Lá, os empreendedores contam suas histórias, conhecem experiências da Operação Pandemia e solicitam atendimento. Outro canal é o telefone 0800-570 0800.   

—  Estamos disponíveis a todo momento, pois a busca pelo conhecimento deve ser permanente — conclui Tainá.

Mask N95JN Drug for Coronavirus

O Globo, um jornal nacional:   Fique por dentro da evolução do jornal mais lido do Brasil

.

N95JN mask Coronavirus drugs